sexta-feira, 15 de julho de 2011

PAINEL DE PROVA

4ºDia de Estágio                                                                                                      14/07/2011


            Foram apresentadas duas espécies de Dourada e de Robalo. Uma espécie selvagem e outra de aquicultura. O objectivo era identificar qual das espécies era do mar e qual era de aquicultura através de um conjunto de características e através de uma prova de peixe.

Dourada de aquacultura
            Primeiro, através de um painel de prova fizemos uma avaliação do índice de frescura de douradas e robalos, avaliando o aspecto geral tendo em conta o aspecto superficial, o muco e a firmeza do músculo; os olhos tendo em conta a transparência da córnea, a pupila e a forma do olho; as brânquias através do cheiro e da cor; o abdómen através da coloração, da aparência e do cheiro e o peritoneu através da aderência.
           
            Em seguida fomos fazer a prova do peixe. As duas espécies de Dourada e Robalo foram postas no microondas e foram cozidas durante alguns minutos. Depois de cozidas nós provamos e através de uma tabela de apreciação sensorial avaliámos o cheiro, o flavor
Dourada selvagem
(sabor + cheiro), o músculo e no final assinalámos qual deles tínhamos gostado mais. Assim, o peixe que gostámos mais foi a dourada selvagem e a que gostámos menos foi da dourada da aquacultura.

            Através do aspecto do olho do peixe e da gordura apresentada pelo peixe enquanto cru e também da cor do músculo do peixe após a sua cozedura, foi-nos possível determinar se este era selvagem ou de aquicultura.
           De uma forma geral, achámos que os peixes que foram analisádos estavam em perfeita frescura, pois foram também comprados no mesmo dia e prontos a comer.
 

Prova de peixe

Sem comentários:

Enviar um comentário